full screen background image

Nasa prepara missão para desviar asteroide que ameaça a Terra

A Nasa está preparando uma missão ambiciosa que envolve, pela primeira vez, tentar desviar um asteroide que passará perto da Terra em outubro de 2022.

De acordo com o UOL, é a primeira vez que a técnica de deflexão será utilizada para tentar proteger a Terra. O alvo é um asteroide chamado Didymos, que conta com dois corpos: Didymos A, de aproximadamente 780 metros, e Didymos B, de 160 metros.

“O risco de impacto do asteroide é real, pergunte aos dinossauros”, disse Jean Luc Margot, professor de astronomia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) à BBC. “Diferente de outros perigos naturais como furacões, erupções vulcânicas, terremotos, etc, os impactos dos asteroides podem ser evitados com a tecnologia atual”, completou.

A agência espacial norte-americana está trabalhando no momento no Teste de Redirecionamento do Asteroide Duplo (DART).

“O DART será a primeira missão da Nasa para colocar na prática o que é conhecido como técnica de pêndulo cinético – bater no asteroide para mudar sua órbita – a fim de defender a Terra de um possível impacto futuro”, explica Lindley Johnson, especialista em defesa planetária da Nasa em Washington.

Seja o primeiro a comentar.

Comentários




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CLOSE
CLOSE