full screen background image

Sinais de que você está viciado em tecnologia

Existem alguns sinais que podem demonstrar se você está viciado em tecnologia, ou seja, notebook, tablet, smartphone e afins. Isto pode significar então que o uso desses aparelhos está atrapalhando direta ou indiretamente a sua vida, seus costumes, horários (como dormir ou comer por exemplo) que por um longo prazo pode trazer graves riscos a saúde. Uma das características das pessoas viciadas nesses aparelhos, seja para acessar redes sociais, jogar, ou até mesmo questões relacionadas ao trabalho, é que se tornam demasiadamente ansiosas, perdendo a qualidade do sono (geralmente por estar com esses aparelhos em mãos antes de dormir), bruxismos e até mesmo tornam-se mais perfeccionistas.

Para demonstrar melhor estes sinais, elaboramos esta lista, confira:

Perda da qualidade do sono.

viciado-tecnologia-smartphone-dormindo

Se você ao dormir costuma levar para cama com você algum aparelho eletrônico, saiba que isto pode estar influenciando negativamente na qualidade do seu sono, tanto por fazer com que o sono demore a chegar, como também faz com que seu cérebro fique ligado à este aparelho, não deixando que você descanse de forma satisfatória. O mesmo pode ocorrer caso fique algum aparelho ligado no quarto com luzes piscando, por exemplo.

Este comportamento pode fazer também com que você sinta-se extremamente cansado no dia seguinte, com o sentimento de que “não dormiu o suficiente” independente da quantidade de sono, como se não conseguisse “desligar o cérebro”. Isto ocorre justamente pela quantidade exacerbada de horas passadas em frente à esses aparelhos eletrônicos, seja por prazer ou a trabalho.

O ideal seria minimizar as horas passadas em frente aos aparelhos eletrônicos, tentando também dar pausas continuas e deixando os mesmo de lado. É interessante também, algumas horas antes de dormir, desligar todos os aparelhos e deixá-los longe do seu alcance, para que seja possível uma melhor noite de sono.

Pensamento constante sobre os conteúdos dos aparelhos eletrônicos.

Viciado Tecnologia

Quando você acessa os aparelhos, seja o smartphone/tablet para olhar algum aplicativo ou até mesmo o notebook para utilizar das redes sociais, repetindo este comportamento com muita frequência, isto também pode ser um sinal de vício. O problema é que ficamos com o pensamento voltado para essas mídias sociais, diminuindo nossa concentração para outros aspectos mais importantes de nossas vidas.

A ansiedade pode ser uma consequência deste comportamento, assim como a falta de atenção. O ideal seria criar uma rotina para acessar estas redes em horários específicos, distante do horário de dormir, sem que sejam acessadas com muita frequência. Aos poucos, o comportamento de acessá-las incessantemente vai diminuir.

Todos os seus assuntos são voltados para essas mídias.

aparelhos-viciado-tecnologia

Se tudo o que conversar com seus amigos, ou pelo menos, a maioria de seus assuntos são voltados para coisas que você viu na internet através dos aparelhos eletrônicos. Isto pode ser um sinal de que você está passando demasiado tempo com esses aparelhos, esquecendo-se assim de outros meios de também conseguir informações (algumas mais válidas).

É interessante começar a prestar atenção nos conteúdos de suas conversas e principalmente sobre os pensamentos que veem a sua mente quando você pensa em puxar assunto com outra pessoa. Perceber isto é o primeiro passo para começar a mudar alguns comportamentos.

Sentir falta dos aparelhos ou nunca esquecê-los.

nomofobia

Quando você passa muito tempo sem utilizar esses aparelhos e começar a sentir falta dos mesmos, isto pode ser um sinal de problema. Ou se você é daquelas pessoas mais “esquecidas” que geralmente se esquece de tudo, mas nunca esquece do próprio celular, então está na hora de perceber seus comportamentos em relação aos mesmos. É preciso refletir a respeito de tudo o que você costuma fazer com estes aparelhos, independe de suas finalidades, e tentar perceber quais comportamentos podem ser transformados.

Tenha em mente que o uso prolongado dos aparelhos eletrônicos pode trazer grande risco a saúde, tanto física quanto mental. O acesso rápido a informação em conjunto com a grande quantidade da mesma pode atrapalhar, mais do que ajudar, sem contar os conteúdos acessados que não trazem nenhuma benefício para você. Problemas físicos como a má postura ou até mesmo visuais e auditivas (perca da qualidade), também são umas questão a ser refletida.

O vício em tecnologia é um assunto relativamente novo. Não podemos negar os benefícios que a tecnologia agregou para nós, mas ao mesmo tempo, existem muitos malefícios a respeito da forma como escolhemos utilizar estas tecnologias e de como isto afeta diretamente nossas vidas. Faz-se necessário ser cauteloso e reflexivo a respeito destas questões.

Fonte: tudoparahomens

Seja o primeiro a comentar.

Comentários




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *